Operação global contra o cibercrime fecha mais de 373.000 sites na dark web

Uma operação internacional coordenada pelas autoridades alemãs e apoiada pela Europol, realizada entre 9 e 19 de março de 2026, levou ao encerramento de mais de 373.000 sites fraudulentos na dark web, relacionados com exploração sexual infantil e serviços de cibercrime. A ação contou com a participação de 23 países, incluindo Portugal, Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos e Austrália.

A investigação, iniciada em 2021 contra a plataforma “Alice with Violence CP”, revelou que o operador da rede geria milhares de sites oferecendo material de abuso sexual infantil (CSAM) e serviços de cibercrime “à venda”. Foram identificados 440 clientes em todo o mundo que tentaram adquirir esses conteúdos, embora os sites fossem fraudulentos e nunca entregassem o material.

Resultados principais da Operação Alice:

  • 1 operador identificado, baseado na China;
  • 440 clientes identificados;
  • Mais de 373.000 sites encerrados;
  • 105 servidores apreendidos;
  • Equipamentos eletrónicos, incluindo computadores e telemóveis, confiscados.

A operação reforça a cooperação internacional no combate à exploração sexual infantil, ao cibercrime e à proteção das vítimas, sublinhando que cada conteúdo de abuso infantil representa uma vítima real.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Estudo revela que dieta mediterrânica adaptada reduz risco de diabetes em 31%

Um amplo estudo europeu concluiu que uma versão...

0

Espanha continua a virar à direita apesar da agenda progressista de Pedro Sánchez

As recentes eleições regionais em Espanha reforçaram a...

0

Lyon: Celebração da língua portuguesa aconteceu com apresentação de livro de Ígor Lopes no Consulado-Geral de Portugal

Imagem: Ígor Lopes, jornalista e escritor luso-brasileiro, e...

0