Parlamento Europeu defende aumento de 10% no orçamento de longo prazo da UE

O Parlamento Europeu propôs um reforço de 10% no próximo orçamento plurianual da União Europeia para o período 2028-2034, face à proposta de cerca de 2 biliões de euros apresentada pela Comissão Europeia.

A posição foi definida pela Comissão dos Orçamentos e prevê que o aumento seja distribuído por áreas prioritárias como competitividade económica, inovação e investigação (através do programa Horizonte) e ação externa da UE, incluindo segurança e ajuda humanitária.

Os eurodeputados defendem ainda que o reembolso da dívida do programa Next Generation EU — criado para responder à crise da COVID-19 — não seja incluído dentro dos limites do orçamento, ao contrário do que propõe a Comissão. O objetivo é evitar cortes em áreas como agricultura, apoio às PME, ciência ou programas de mobilidade como o Erasmus.

Outro ponto de divergência prende-se com a criação de planos nacionais para gerir os fundos europeus, ideia avançada pela Comissão e criticada pelo Parlamento, que considera que pode reduzir a transparência e gerar desigualdades entre Estados-membros.

O orçamento de longo prazo da UE terá ainda de ser negociado entre o Parlamento e os 27 países do bloco, com o objetivo de alcançar um acordo até ao final do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

França aprova lei que legaliza o suicídio assistido

A Assembleia Nacional francesa aprovou um projeto de...

0

Consumo de energia para arrefecimento na Europa duplica em seis anos

O consumo de energia das famílias europeias para...

0

Europa: Regime de Preferências impulsiona comércio e desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento

A Comissão Europeia e a Alta Representante da...

0