Reino Unido: Empresas admitem erro ao substituir trabalhadores por IA

Um estudo da plataforma Orgvue revelou que 39% das empresas no Reino Unido despediram funcionários devido à adoção de inteligência artificial (IA). No entanto, mais de metade dessas organizações (55%) admite agora que essa decisão foi um erro, tendo resultado em queda de produtividade, perda de talentos e confusão interna — efeitos contrários ao que era esperado.

O relatório expõe uma crescente incerteza sobre os reais impactos da IA no mundo do trabalho.
Cerca de 38% dos líderes empresariais confessam não compreender plenamente o impacto da tecnologia nos negócios, e um quarto não sabe quais funções estão mais vulneráveis à automação.

Embora a crença de que a IA substituirá trabalhadores tenha diminuído — 48% em 2025, contra 54% no ano anterior — também se registou um menor sentido de responsabilidade dos líderes quanto à proteção das suas equipas.

“Despedir colaboradores sem um plano claro para a transformação da força de trabalho é imprudente”, alertou Oliver Shaw, CEO da Orgvue, sublinhando que a pressa em automatizar levou a decisões mal planeadas, num cenário de escassez global de competências.

Apesar dos erros, 80% das empresas planeiam aumentar os investimentos em IA este ano. Contudo, 27% ainda não têm um plano estratégico definido.

Em resposta aos desafios, muitas organizações começaram a investir na formação de colaboradores (41% aumentaram os orçamentos de aprendizagem), estabeleceram políticas internas de uso da IA (51%) e procuram apoio externo especializado (43%).

O estudo conclui que, embora o entusiasmo com a IA se mantenha elevado, continua a faltar uma compreensão profunda dos seus efeitos sobre o emprego e a estrutura organizacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Bruxelas prepara medidas para reduzir dependência da China

A Comissão Europeia está a preparar novas medidas...

0

Cinco países contestam plano europeu para centralizar rede elétrica

França, Finlândia, Polónia, Bulgária e Suécia opõem-se aos...

0

Descoberta em Toulouse revela nova função de proteína e pode mudar entendimento da obesidade

Um estudo conduzido por investigadores da Universidade de...

0