Rússia prolonga proibição de exportação de gasolina e impõe limites ao gasóleo até final do ano

O Governo russo decidiu prolongar até ao final de 2025 a proibição da exportação de gasolina e introduzir, pelo mesmo período, restrições às vendas externas de gasóleo, anunciou esta sexta-feira (26) o vice-primeiro-ministro Alexander Novak.

Segundo Moscovo, a medida visa garantir o abastecimento interno, numa altura em que várias regiões enfrentam escassez e os preços atingem máximos históricos. A proibição aplica-se a todos os operadores, exceto em fornecimentos ao abrigo de acordos intergovernamentais.

A crise no mercado de combustíveis tem vindo a agravar-se com falhas de abastecimento já sentidas em Moscovo, na região de Leninegrado, no sul e no Extremo Oriente da Rússia.
O Kremlin atribui os problemas ao aumento sazonal da procura e à manutenção de refinarias.

Contudo, analistas sublinham que os ataques quase diários de drones ucranianos contra infraestruturas petrolíferas têm forçado reparações constantes e reduzido a capacidade de produção.
Só em setembro, refinarias em Bashkortostan e no Krai de Krasnodar foram atingidas, agravando a situação.

De acordo com cálculos da Reuters, cerca de 17% da capacidade de refinação russa — equivalente a 1,1 milhões de barris por dia — está atualmente fora de operação devido aos ataques.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Comissão Europeia restringe inversores chineses em projetos energéticos por riscos de cibersegurança

A Comissão Europeia vai eliminar gradualmente o uso...

0

Reino Unido junta voos e flexibiliza “slots” para poupar combustível, com críticas aos direitos dos passageiros

As companhias aéreas no Reino Unido vão poder...

0

EDP investigada em Espanha por apagão, mas nega responsabilidade

A EDP está a ser investigada pelas autoridades...

0