Rússia: Putin promete cessar-fogo se Kiev deixar territórios ocupados e a NATO

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, prometeu nesta sexta-feira, 14 de junho, que vai ordenar “imediatamente” um cessar-fogo na Ucrânia e iniciar negociações se Kiev começar a retirar as tropas das quatro regiões anexadas por Moscovo em 2022 e ainda se renunciar aos planos de adesão à NATO. 

“Assim que Kiev (…) iniciar a retirada efetiva das tropas [das regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia], e assim que notificar que está a abandonar os seus planos de aderir à NATO, daremos imediatamente, neste preciso momento, a ordem para cessar-fogo e iniciar as negociações”, partilhou com os funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, de acordo com a “Lusa”. 

Entretanto, a Ucrânia já veio responder às exigências de Putin, tendo rejeitado imediatamente as mesmas. Isto porque, para Kiev, essas exigências correspondem a uma capitulação completa. 

A proposta de Putin surge na véspera de uma cimeira de paz para a Ucrânia, que irá decorrer na Suíça e da qual a Rússia foi excluída.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Banco Mundial disponibiliza USD 841 milhões à Ucrânia para pensões

A Ucrânia recebeu 841 milhões de dólares do...

0

EUA: Trump diz a Putin para acabar com a guerra

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA),...

0

Relatório alerta para forte aumento das emissões associadas aos chips da Nvidia

As emissões relacionadas com a produção e utilização...

0