Suíça investiga Google por limitar escolha de motores de pesquisa no Android

A autoridade da concorrência da Suíça (WEKO) abriu uma investigação preliminar à Google por ter removido a opção que permitia aos utilizadores escolher o motor de pesquisa predefinido durante a configuração de novos dispositivos Android. O regulador pretende apurar se esta alteração restringe a concorrência e dificulta a visibilidade de motores de pesquisa concorrentes.

Ao contrário do que acontece na União Europeia e no Espaço Económico Europeu, onde o ecrã de escolha é obrigatório ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais (DMA), a Suíça não dispõe de uma legislação equivalente. A retirada desta funcionalidade levou as autoridades suíças a avaliar se a prática viola a legislação nacional da concorrência.

Caso a investigação conclua que existem indícios de infração, a WEKO poderá avançar para um processo formal contra a Google, num momento em que a Suíça prepara também uma nova lei para regular plataformas digitais e motores de busca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

União Europeia lança iniciativa de 883 milhões de euros para reconstrução em Gaza

A Comissão Europeia, em conjunto com a Autoridade...

0

China: Exportações aceleram 27% em junho impulsionadas pela procura ligada à IA

As exportações da China cresceram 27% em junho...

0

UE e Reino Unido reforçam sanções contra ciberataques atribuídos à Rússia

A União Europeia e o Reino Unido anunciaram...

0