Em plena disputa pública entre Elon Musk e o Presidente norte-americano Donald Trump, a Comissão Europeia manifestou abertura para acolher os negócios do empresário no espaço europeu, numa jogada que poderá influenciar o equilíbrio entre política e tecnologia.
Durante a conferência de imprensa diária da Comissão, a porta-voz Paula Pinho afirmou que Musk será “muito bem-vindo” na União Europeia, caso decida instalar as suas empresas no continente.
A declaração foi reforçada por Thomas Regnier, também porta-voz comunitário, que destacou a política de portas abertas da UE para empresas em crescimento. “É precisamente esse o objetivo da iniciativa Choose Europe”, referiu, numa alusão ao programa europeu de incentivo ao investimento e inovação.
O convite europeu surge num momento particularmente tenso entre Musk e Trump, antigos aliados políticos. A relação deteriorou-se depois de Musk criticar o novo plano orçamental da administração norte-americana. Em resposta, Trump ameaçou cancelar subsídios e contratos governamentais com a Tesla e a SpaceX.
A tensão subiu de tom quando Musk, através da plataforma X, ameaçou desativar a cápsula espacial Dragon e, embora tenha depois recuado na declaração, o incidente provocou forte instabilidade nos mercados, com as ações da Tesla a desvalorizarem cerca de 15%.
Num cenário de incerteza crescente nos EUA, o gesto da Comissão Europeia pode representar uma oportunidade estratégica para captar investimentos significativos e reforçar a posição da Europa como polo de inovação tecnológica.