UE lança plano de ação para combater o cyberbullying

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação à escala da União Europeia para combater o cyberbullying, com foco na proteção de crianças e jovens no ambiente digital. A iniciativa prevê o desenvolvimento de uma aplicação comum aos Estados-membros que permitirá denunciar abusos online de forma confidencial, guardar provas em segurança e aceder a apoio através de linhas nacionais de ajuda.

O projeto ainda está numa fase inicial, mas será inspirado em soluções já existentes, como o sistema francês “3018”. Segundo a Comissão, o cyberbullying afeta cerca de uma em cada seis crianças entre os 11 e os 15 anos.

O plano surge num contexto de maior pressão da UE sobre as plataformas digitais para reforçarem a proteção dos menores. Bruxelas quer aplicar com mais rigor a Lei dos Serviços Digitais, incluindo medidas contra conteúdos nocivos, práticas de design viciante e o uso de deepfakes em situações de assédio.

A Comissão defende ainda que os Estados-membros adotem políticas nacionais mais coerentes para enfrentar o problema, sublinhando que a segurança online é um direito fundamental das crianças e dos jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE estuda efeitos da política farmacêutica dos EUA no acesso a medicamentos

A Comissão Europeia vai avaliar as consequências da...

0

Contas de desinformação continuam a gerar receitas no Facebook apesar de sanções

Um estudo realizado por organizações de monitorização digital...

0

Islândia e Luxemburgo lideram ranking dos países mais acolhedores para expatriados na Europa

Um novo relatório internacional colocou a Islândia e...

0