Ursula von der Leyen visita a Índia para reforçar parceria com a União Europeia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visita Nova Deli nos dias 27 e 28 de fevereiro, acompanhada pelo Colégio de Comissários, para reuniões com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e membros do governo.
A visita visa fortalecer a parceria estratégica e impulsionar a cooperação em áreas-chave como comércio, tecnologia e segurança.

A deslocação ocorre no seguimento do anúncio de uma nova agenda estratégica UE-Índia, que será formalizada na próxima Cimeira UE-Índia ainda este ano.
Von der Leyen sublinhou a importância da parceria, destacando o compromisso partilhado com a democracia e o comércio sustentável.

Durante a visita, realizar-se-á uma reunião plenária entre os comissários europeus e o governo indiano, além de um encontro bilateral entre Von der Leyen e Modi, seguido de uma conferência de imprensa.

O segundo Conselho de Comércio e Tecnologia (TTC) UE-Índia também terá lugar, focado na cooperação digital, cadeias de abastecimento e comércio global. Em representação da UE, participam o vice-presidente Virkkunen e os comissários Maros Sefcovic e Ekaterina Zaharieva.

A União Europeia é o maior parceiro comercial da Índia, com um volume de trocas comerciais de 124 mil milhões de euros em 2023, um aumento de quase 90% na última década. Cerca de 6.000 empresas europeias operam na Índia, criando diretamente 1,7 milhões de empregos.

As negociações para um Acordo de Comércio Livre foram retomadas em 2022 e terão uma nova ronda de discussões entre 10 e 14 de março de 2025, em Bruxelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE reforça regras para reduzir embalagens e restringir PFAS

Entrou em vigor uma nova legislação da União...

0

Alemanha avança para proibir álcool a menores de 16 anos

O Governo alemão aprovou um projeto que pretende...

0

China junta-se ao Brasil na OMC contra tarifas dos EUA

A China formalizou um pedido para participar das...

0