Guterres pede paz e cooperação global ao apresentar prioridades para 2026

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou nesta quinta-feira para o aumento das tensões globais e para os riscos das “ações imprudentes”, ao apresentar suas prioridades para 2026, último ano do seu mandato.

Em conferência de imprensa na sede da ONU, em Nova York, Guterres enfatizou a importância de escolher ações que gerem “reações positivas”, inspiradas em princípios como a Terceira Lei de Newton: para cada ação, existe uma reação igual e oposta.

Guterres destacou que a impunidade e os cortes na ajuda humanitária alimentam conflitos e crises humanitárias, enquanto mudanças climáticas extremas geram desastres naturais, deslocamentos e desigualdades crescentes. Ele alertou ainda para a crescente transferência de poder de governos para grandes empresas de tecnologia, ressaltando que a falta de regulação adequada resulta em instabilidade e insegurança, e não em inovação.

O Secretário-Geral reiterou a necessidade de acelerar a multipolaridade e fortalecer instituições multilaterais legítimas, capazes de promover equilíbrio, prosperidade e paz por meio da cooperação internacional. Ele reforçou que os valores da Carta das Nações Unidas permanecem essenciais para alcançar uma paz justa e duradoura, e que a ONU continuará atuando para implementá-los, apesar dos desafios.

Entre suas prioridades para 2026, Guterres apontou a promoção da paz sustentável, a reforma do Conselho de Segurança, o avanço nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a reforma do sistema financeiro global e a transição justa para energias renováveis. Também defendeu a criação de mecanismos globais de governança tecnológica, incluindo um fundo de US$ 3 bilhões para capacitação em inteligência artificial nos países em desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Síria: À medida que a vida volta ao normal em Alepo, o trauma persiste e o medo permanece

A violência em Alepo, a segunda cidade mais...

0

Senegal: Melhoria do solo duplica produção e reduz danos causados por gafanhotos

Investigadores da Universidade Estadual do Arizona demonstraram que...

0

Consumo prolongado de álcool aumenta risco de cancro colorretal

Um novo estudo norte-americano revela que o consumo...

0