As tropas do regime sírio conquistaram mais território ao Estado Islâmico (ISIS) numa região do deserto central, praticamente cercando os combatentes do grupo jihadista, declarou um monitor esta sexta-feira.
Apoiado por aviões de guerra russos e milícias pró-governamentais, o exército sírio fez progressos consideráveis na ofensiva que dura há meses para retomar Badiya. A vasta região desértica, que se estende do centro do país para as fronteiras iraquiana e jordaniana, está ocupada pelo ISIS desde 2014.
“O regime conseguiu cercar a área de Okayrbat e as 44 aldeias circundantes, fixando-se nas províncias centrais de Hama e Homs”, disse Rami Abdel Rahman, chefe do Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
O Ministério da Defesa da Rússia revelou que o exército sírio assumiu o controlo da última rota de fornecimento de armas, munições e equipamentos na área.
“A força aérea russa está a realizar continuamente voos com drones de reconhecimento para encontrar e destruir veículos blindados, camiões com armas pesadas e carros usados pelos terroristas”, acrescentou.
As tropas do regime também apreenderam quatro campos de gás no deserto central, disse o observatório britânico.
A vitória sobre ISIS na região é vista como uma esperança do exército recuperar Deir Ezzor, a última província síria que permanece quase completamente sob o controle do Estado Islâmico.