Segundo fontes ligadas à Casa Branca, Donald Trump autorizou evacuações de militares presentes no Iraque, contemplando a possibilidade de um confronto bélico com o regime de Teerão.
Esta especulação vem na sequência do fracasso consistente das negociações nucleares entre os EUA e o Irão, cuja sexta ronda de conversações poderá não ocorrer, de acordo com o Vice-presidente norte-americano JD Vance. Para além de militares, Washington autorizou também a saída de familiares dos soldados destacados no Médio Oriente dada a instabilidade na região.
Por seu lado, o regime de Teerão, através do seu Ministro da Defesa, Aziz Nasirzadeh, ameaçou atacar bases militares norte-americanas no Médio Oriente caso não haja uma conclusão construtiva nas negociações que permitam ao Irão poder desenvolver o seu programa nuclear.
Trump entretanto respondeu afirmando que o Irão não poderá ter a arma nuclear e que os EUA não o permitirão. O Presidente norte-americano garantiu ainda que as suas tropas não hesitarão em bombardear o Irão na eventualidade de uma nova proposta para um acordo nuclear com Teerão fracassar.
João Sousa, a partir do Líbano para a e-Global