De acordo com a publicação Haaretz, militares israelitas revelaram que um grupo de colonos entrou em território libanês no início de Dezembro.
Segundo os militares, os colonos israelitas montaram um acampamento junto à fronteira com o Líbano, perto da aldeia de Maroun al-Ras, antes de serem forçados pelo exército israelita a dispersar por se encontrarem numa zona militar restrita.
A incursão, feita de forma ilegal, foi descrita pelas autoridades israelitas como um incidente grave e que será necessário organizar uma investigação sobre o sucedido.
Apesar da natureza inédita deste incidente, a invasão feita pelos colonos israelitas não foi surpreendente. Desde há vários meses que este grupo, intitulado “Movimento de Colonos no Sul do Líbano”, tem apelado à colonização do sul do Líbano por parte de Israel. Segundo os militares Israelitas, alguns dos civis que entraram no Líbano foram avistados a exibir bandeiras com o slogan “O Líbano é nosso”.
Embora este movimento tenha pouco relevo dentro de Israel, contando com apenas algumas centenas de membros nas respectivas redes sociais, esta incursão acabou por suscitar bastante interesse mediático e poderá motivar mais colonos a tentar entrar no Líbano.
João Sousa, e-Global