FMI lança conferência anual de investigação económica para o Médio Oriente e Norte de África

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou esta segunda-feira a criação de uma conferência anual de investigação económica dedicada ao Médio Oriente e Norte de África (MENA).

A iniciativa visa fomentar o diálogo sobre questões económicas prementes e promover investigação académica orientada para políticas públicas, adaptada às necessidades e desafios específicos da região.

Em comunicado conjunto, Jihad Azour, Diretor do Departamento do Médio Oriente e Ásia Central do FMI, e Pierre-Olivier Gourinchas, Conselheiro Económico e Diretor do Departamento de Investigação, destacaram que choques globais, tensões comerciais, volatilidade dos preços das matérias-primas e transições energéticas estão a alterar profundamente o panorama económico da região, exigindo reformas ousadas para preservar a estabilidade macroeconómica e melhorar os padrões de vida.

A primeira edição da conferência, subordinada ao tema “Orientar Políticas Macroeconómicas e Estruturais num Contexto Global em Transformação”, será organizada em parceria com a Onsi Sawiris School of Business da Universidade Americana do Cairo, e terá lugar nos dias 18 e 19 de maio de 2025, na capital egípcia.

O evento contará com apresentações e debates entre economistas de referência e decisores políticos.

Segundo o FMI, esta conferência reforça o seu compromisso de longa data em apoiar o crescimento inclusivo e resiliente nos países da região MENA, aprofundando o diálogo e a colaboração com académicos, investigadores e responsáveis políticos locais e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

ONU preocupada com “linhas vermelhas” ultrapassadas em Gaza

O comissário-geral da Agência das Nações Unidas de...

0

Angola reforça compromisso com a paz e integração africana no Fórum de Aswan

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte...

0

Israel recebe enviados dos EUA para estabilizar o cessar-fogo

O enviado especial Steve Witkoff e o genro...

0