



Diversas figuras públicas e políticas reuniram-se este Domingo junto da Avenida Charles Helou, em Beirute, para homenagear as pessoas que foram mortas pela explosão ocorrida no porto da capital Libanesa em Agosto de 2020, batizando um dos troços nas imediações de ‘Rua das Vítimas de 4 de Agosto’, um dia antes do quinto aniversário daquela data devastadora.



Esta cerimónia solene foi marcada pela presença do atual Primeiro-ministro Nawaf Salam e o Ministro do Interior Ahmad Hajjar, acompanhados por alguns familiares das vítimas mortais. Muitas destas famílias normalmente reúnem-se em frente ao porto no dia 4 de cada mês para fazer vigília e exigir justiça após cinco penosos anos de espera. Contudo, o número de participantes tem sido cada vez mais reduzido à medida que os anos vão passando.
O processo de investigação iniciado em 2021 e liderado pelo juiz Tarek Bitar, tem sido constantemente interrompido, fazendo com que a justiça tarde. Porém, as investigações foram retomadas este ano e o governo Libanês garante que desta vez o processo não cessará até que os culpados sejam encontrados. Segundo Salam, o seu executivo “não fará concessões nesta questão, porque a verdade é a mãe da justiça”, afirmando que “não haverá justiça até que toda a verdade seja revelada”.



Também no Domingo, o Ministro da Cultura Libanês, Ghassan Salamé, declarou ter incluído no inventário geral dos monumentos históricos os silos do porto de Beirute, devastados pelas explosões mortais de 4 de agosto de 2020 e onde deflagraram uma série de incêndios em 2022.

Este é também um desenvolvimento importante, já que o governo anterior tinha contemplado a demolição dos silos como parte da reabilitação da zona do porto, o que gerou uma onda de indignação por parte das famílias das vítimas que consideram a presença dos silos fundamental como um emblema da injustiça e impunidade que têm marcado todo o processo desde a data da explosão.




O quinto aniversário terá lugar esta segunda-feira e será marcado por duas marchas, a partir da Praça dos Mártires, no centro de Beirute, e do quartel de bombeiros de Karantina, em direção ao porto, para prestar homenagem às vítimas da explosão, como tem sucedido em anos anteriores. Esperam-se milhares de participantes e discursos por parte de familiares e também de sobreviventes da explosão.




Entretanto, a e-Global preparou um ensaio fotográfico com algumas das imagens mais marcantes desde o dia 4 de Agosto de 2020 até à atualidade.
João Sousa, a partir do Líbano para a e-Global