Israel diz que vai anexar Cisjordânia se houver Estado palestiniano

O ministro dos Assuntos Estratégicos de Israel, Ron Dermer, avisou que o país vai anexar territórios da Cisjordânia se o Reino Unido e a França, entre outros países, reconhecerem o Estado palestiniano.

O alerta foi feito nesta segunda-feira, 26 de maio, durante uma conversa com o ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Noël Barrot.

Nessa ocasião, Dermer avisou que Israel irá tomar medidas unilaterais como a legalização de colonatos não autorizados e a anexação de partes da Área C da Cisjordânia, o maior dos três setores administrativos em que o território foi dividido na sequência dos Acordos de Oslo, assinados como temporários e nunca implementados.

Nos acordos assinados em 1993 é referido que a zona mencionada por Dermer ficava sob administração israelita e a zona B sob o controlo administrativo da Autoridade Palestiniana e controlo militar israelita. Já a zona A seria administrada exclusivamente pela Autoridade Palestiniana.

As declarações do ministro israelita foram proferidas em resposta a um potencial reconhecimento internacional do Estado palestiniano na cimeira de Nova Iorque, que vai ser copresidida pela Arábia Saudita e pela França no dia 18 de junho, segundo o diário israelita “Haaretz”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

ONU pede fim das deportações forçadas de afegãos

O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos...

0

Cruz Vermelha alerta para agravamento de crises humanitárias no Líbano e no Irão

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha...

0

Companhias aéreas baixam preços apesar da guerra no Médio Oriente

Apesar da instabilidade no Médio Oriente e da...

0