Israel intensifica ataques a Teerão e Irão promete retaliação total

O conflito entre Israel e Irão intensificou-se nas últimas 24 horas com novos bombardeamentos israelitas sobre Teerão, atingindo infraestruturas militares e nucleares. O Irão respondeu com mísseis balísticos e drones que voltaram a atingir Tel Aviv, Haifa e Jerusalém. Já há mais de 250 mortos no total e dezenas de milhares de deslocados nas duas capitais.

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, declarou que “a batalha começa agora” e alertou os EUA para “consequências graves” caso intervenham. Em resposta, o presidente Donald Trump exigiu a “rendição incondicional” do Irão, enquanto envia reforços militares para o Golfo Pérsico.

A ONU e vários líderes internacionais apelam a um cessar-fogo imediato, alertando para o risco de uma guerra regional total. O petróleo subiu mais de 4%, e mercados globais mostram instabilidade com receios sobre o estreito de Ormuz e o fornecimento energético.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: Governo preocupado com escalada do conflito no Médio Oriente

O Governo angolano partilhou que tem estado a...

0

Vaticano pede contenção no Médio Oriente após morte de Khamenei

Na oração do Angelus, na Praça de São...

0

Timor-Leste: PR critica violação do Direito Internacional no Irão

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta,...

0