As forças militares israelitas efectuaram um ataque aéreo na noite de Natal nos arredores de Taraya, na região de Baalbeck.
Segundo Israel, o bombardeamento teve como alvo um prédio residencial alegadamente usado como armazém de armas pertencente ao Hezbollah, embora esta informação não tenha sido confirmada por oficiais libaneses que entretanto avançaram que não houve vítimas mortais na sequência da explosão.
Este ataque foi o primeiro na região de Bekaa desde o início do cessar-fogo entre Israel e o Líbano, assinado no dia 27 de Novembro deste ano, embora as forças israelitas tenham continuado a bombardear o sul libanês desde essa data.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros libanês, Israel efectuou pelo menos 816 violações do cessar-fogo, incluindo bombardeamentos, detonações de casas e estradas e voos ilegais de caças e drones militares e fazendo dezenas de mortos.
Entretanto, o enviado norte-americano Amos Hoschtein irá até ao Líbano no início do próximo ano para fazer o ponto da situação do cessar-fogo e abordar questões importantes como estas violações por parte de Israel.
Hoschtein foi uma das figuras mais relevantes nas negociações entre Israel e o Hezbollah durante a guerra iniciada em Outubro de 2023, que conta com quase 4 mil mortos e mais de um milhão de civis internamente deslocados no Líbano.
João Sousa, e-Global
 
								