Líbano: Centros de saúde bombardeados causam vários feridos e mortos

A guerra está a provocar o colapso do sistema de saúde libanês, especialmente em Beirute e no sul do país. Os principais hospitais em zonas críticas foram encerrados por razões de segurança, enquanto vários centros médicos foram diretamente atingidos.

De acordo com dados recentes, pelo menos 40 profissionais de saúde morreram desde o início da escalada.

Um dos episódios mais chocantes ocorreu no passado fim de semana, em Bourj Qalaway, quando um bombardeamento destruiu um centro de saúde e matou 12 profissionais de sáude. Também houve ataques em zonas onde civis deslocados procuravam refúgio, como na frente marítima de Beirute, onde um bombardeamento matou várias pessoas sem aviso prévio.

Israel justifica estes ataques alegando que o Hezbollah utiliza infraestruturas civis, incluindo unidades médicas, para fins militares. No entanto, organizações internacionais têm alertado que estes ataques podem constituir violações graves do direito internacional humanitário.

Com hospitais destruídos e equipas médicas reduzidas, o país enfrenta dificuldades crescentes em tratar feridos, agravando ainda mais o impacto da guerra sobre a população civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Banco Africano de Desenvolvimento lidera ranking mundial de transparência pela terceira vez consecutiva

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) voltou a...

0

Brasileira residente na Suíça integra rede de diplomacia civil humanitária no Dubai

Foto: divulgação Ana Poltera, empresária, mentora e palestrante...

0

EUA: Trump diz que guerra com o Irão “vai acabar em breve”

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald...

0