Na semana passada, duas centenas de pessoas reuniram-se em redor do Consulado da África do Sul, em Beirute, para mostrar solidariedade e agradecimento para com o governo de Pretória pela campanha que os seus oficiais lançaram ao acusar Israel de genocídio contra o povo Palestiniano em Gaza. O processo, que teve início no dia 29 de Dezembro de 2023, levou a África do Sul ao Tribunal Internacional de Justiça em Haia, cujas audiências tiveram lugar a partir do dia 12 de Janeiro deste ano.
A manifestação em Beirute foi pacífica, com os manifestantes (em grande parte Libaneses, Palestinianos e Sírios) a cantar slogans de agradecimento à África do Sul e a hastear bandeiras Palestinianas e Sul Africanas. O evento foi organizado por mais de 40 activistas sob o mote “Da África do Sul à Palestina, seremos livres juntos.”
O processo de acusação por parte da África do Sul incluiu um documento detalhado de 84 páginas e foi oficialmente apoiado por países como o Líbano, mas fortemente contestado por nações como a Alemanha, cujos oficiais marcaram presença em Haia durante as audiências. O desfecho do processo, para já, aguarda um veredicto final por parte de Haia.
João Sousa