Médio Oriente: Nova onda de violência em Gaza faz dezenas de vítimas

A ofensiva israelita intensificou‑se nos territórios da Faixa de Gaza, com ataques aéreos e bombardeamentos terrestres que deixaram dezenas de mortos, muitos civis. Só nas últimas 24 horas, estimam‑se entre 94 e 118 vítimas palestinianas, incluindo mães, crianças e cerca de 45 pessoas enquanto esperavam ajuda humanitária. Um ataque aéreo atingiu um acampamento improvisado em al‑Mawasi e uma escola que servia de abrigo, matando famílias inteiras.

Apesar deste aumento nos confrontos, há sinais de que um cessar‑fogo de 60 dias poderá estar perto, com base numa proposta mediada pelos EUA, Egito e Qatar. Israel já teria aceitado os termos, que incluem a libertação faseada de reféns—dez israelitas vivos e dezoito corpos—em troca de prisioneiros palestinianos e uma retirada parcial militar. Hamas está a analisar o acordo e exige garantias claras de que as hostilidades cessarão definitivamente antes de concordar.

O presidente Trump afirmou que espera uma resposta da liderança do Hamas dentro de 24 horas, enquanto Israel mantém alguma cautela. O primeiro‑ministro Netanyahu reforça que a guerra só terminará quando Hamas for “neutralizado” de forma duradoura. As conversações indiretas devem retomar em Cairo ou Doha, mas permanecem obstáculos significativos, particularmente em torno de desarmamento de Hamas e futuro político da Faixa de Gaza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Papa Leão XVI visita Líbano em clima de tensão com agressões militares Israelitas

A visita papal ao Líbano (a primeira desde...

0

Especialista português em RH premiado no Dubai

O CEO da KEEPTALENT Portugal e especialista em...

0

Líbano: Primeiro aniversário do cessar-fogo com Israel: 330 mortos e mais de mil feridos

Segundo a ONU, pelo menos 330 pessoas foram...

0