Mensagem de Ano Novo do líder da ONU apela à ação coletiva por um mundo melhor

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, deixou uma mensagem de esperança e alerta na sua mensagem de Ano Novo, ao afirmar que o mundo se encontra numa encruzilhada, mas que ainda é possível construir um futuro melhor através da coragem e da ação coletiva. À entrada de 2026, o líder da ONU sublinhou que, apesar das múltiplas crises globais, existem recursos suficientes para salvar vidas, proteger o planeta e promover a paz e a justiça.

Guterres destacou que 2025 ficou marcado por um número recorde de conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial, bem como por um aumento significativo das divisões políticas, da crise climática e das violações do direito internacional. Um dos dados mais preocupantes, segundo o secretário-geral, é o crescimento dos gastos militares globais, que atingiram 2,7 biliões de dólares, um valor cerca de 13 vezes superior à ajuda internacional ao desenvolvimento e equivalente ao Produto Interno Bruto de todo o continente africano.

Apesar deste cenário, António Guterres defendeu que a paz deve prevalecer em 2026. Para o responsável máximo da ONU, o atual contexto representa um retrocesso dos valores que unem a humanidade, mas também uma oportunidade para os líderes mundiais demonstrarem determinação em inverter esta tendência e restaurar a confiança das populações.

Na sua mensagem, o secretário-geral apelou aos líderes internacionais para que coloquem as pessoas e o planeta acima do conflito e do sofrimento. Guterres sublinhou que só com coragem coletiva será possível agir em conjunto, curar o planeta e garantir um futuro assente na justiça, na humanidade e na paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Economistas defendem novos indicadores para medir bem-estar e sustentabilidade além do PIB

Especialistas em economia de todo o mundo reuniram-se...

0

Maria Luís Albuquerque apela ao reforço das pensões complementares

A comissária europeia Maria Luís Albuquerque defendeu que...

0

Secretário-geral da NATO diz que Trump “está a fazer o que é correto”

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, tem sido...

0