Monitores de glicose defeituosos ligados a 7 mortes e mais de 700 feridos

As autoridades de saúde estão a alertar os utilizadores para deixarem de usar determinados sensores de monitorização contínua de glicose da Abbott, após a empresa confirmar que alguns lotes dos FreeStyle Libre 3 e Libre 3 Plus estão associados a sete mortes e mais de 700 casos de lesões graves em vários países.

Segundo a FDA norte-americana, alguns sensores podem indicar níveis de glicose falsamente baixos, o que pode levar pessoas com diabetes a tomar decisões incorretas — como ingerir hidratos de carbono em excesso ou falhar doses de insulina — aumentando o risco de complicações potencialmente fatais.

O alerta abrange cerca de 3 milhões de sensores fabricados numa linha específica de produção nos EUA. Metade já terá sido usada ou expirado. Os dispositivos afetados foram também vendidos na Europa, incluindo Alemanha, Espanha, Itália, França, Países Baixos e Reino Unido.

A Abbott diz que o problema já foi identificado e corrigido nos lotes posteriores e está a substituir os sensores defeituosos. A FDA recomenda que os utilizadores verifiquem o número de lote em www.FreeStyleCheck.com e descartem imediatamente qualquer sensor afetado. Outros produtos da gama FreeStyle Libre não estão abrangidos pelo alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Multivitamínico diário pode ajudar idosos a preservar independência, indica estudo preliminar

Um estudo apresentado na NUTRITION 2026, encontro anual...

0

China manifesta descontentamento com novas restrições comerciais dos EUA

A China manifestou aos Estados Unidos a sua...

0

Irão: UNICEF alerta que mais de 2.500 crianças foram mortas ou feridas durante cinco meses de guerra

O Fundo das Nações Unidas para a Infância...

0