Austrália: AAP fecha parceria com Google para reforçar respostas do Gemini

A agência de notícias Australian Associated Press (AAP) anunciou ontem um acordo com a Google para fornecer conteúdos jornalísticos que serão integrados no Gemini, modelo de inteligência artificial (IA) da tecnológica norte-americana. O valor do contrato não foi revelado.

Emma Cowdroy, diretora-geral da AAP, destacou que a colaboração garante que o jornalismo produzido pela agência “sirva como mecanismo para assegurar rapidez e precisão” nas informações transmitidas pelos produtos da Google.

Por parte da Google, Nic Hopkins, responsável pelas parcerias de media na Austrália, realçou que o fornecimento de conteúdos da AAP permitirá disponibilizar “informação em tempo real para aprimorar as respostas” do Gemini.

Fundada há 90 anos, a AAP junta-se assim a outros grupos de comunicação que têm apostado em colaborações com empresas de IA generativa. Em janeiro, por exemplo, a Agence France-Presse (AFP) assinou um acordo com a startup francesa Mistral, para integrar os seus conteúdos no chatbot desenvolvido pela empresa.

Ao mesmo tempo, outros meios de comunicação têm avançado com processos judiciais contra tecnológicas, alegando uso indevido de conteúdos protegidos por direitos de autor — um debate que tem ganho relevância com a rápida expansão da IA generativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Israel: Benjamin Netanyahu aceita integrar o “Conselho da Paz” de Trump

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou que...

0

EUA: Ecografias com IA aprovadas podem transformar rastreios pré-natais

Um novo software de inteligência artificial para ecografias...

0

Gronelândia: UE garante capacidade de resposta a pressões externas

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, assegurou...

0