Austrália encerra mais de 70 escolas devido a risco de contaminação por amianto

Mais de 70 escolas no Território da Capital Australiana (ACT) foram fechadas esta segunda-feira após a deteção de amianto em areia colorida usada por crianças em atividades educativas. Os testes laboratoriais identificaram traços de tremolita e crisotila — tipos de amianto proibidos na Austrália e na Nova Zelândia devido ao risco de cancro associado à inalação das fibras.

O problema levou ao recolhimento nacional de vários produtos fornecidos pela empresa Educational Colours, anunciado pela Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores. Lojas como a Kmart e a Target também retiraram do mercado kits de brincar com areia e “areia mágica” colorida.

As autoridades do ACT confirmaram que o material contaminado era amplamente utilizado nas escolas públicas e optaram pelo encerramento imediato para avaliação e limpeza. Uma escola em Brisbane também foi afetada.

O governo territorial justificou a decisão com a necessidade de garantir a segurança de alunos, funcionários e famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Austrália reforça proteção para estafetas de plataformas digitais

A Austrália aprovou novas regras para melhorar as...

0

Austrália alia tecnologia e conhecimento indígena no combate aos incêndios

A Austrália está a reforçar a prevenção e...

0

Timor-Leste e Woodside reforçam cooperação para avançar projeto Greater Sunrise

O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros...

0