Austrália: Meta critica plano para cobrar gigantes tecnológicas por notícias

A Meta, empresa dona do Facebook e do Instagram, criticou duramente uma proposta legislativa da Austrália que prevê a cobrança de grandes plataformas digitais pelo uso e distribuição de conteúdos jornalísticos nas redes sociais.

Em comunicado, a empresa classificou a medida como injusta, mal estruturada e discriminatória, argumentando que a iniciativa não contribui para a sustentabilidade do setor de media nem para a criação de um ecossistema informativo mais equilibrado.

O plano australiano pretende obrigar empresas como Meta, Google e TikTok a compensar financeiramente os meios de comunicação locais sempre que conteúdos noticiosos forem partilhados nas suas plataformas e gerarem tráfego e receitas publicitárias.

Caso não sejam alcançados acordos voluntários com os veículos de imprensa, as empresas tecnológicas poderão enfrentar multas elevadas, calculadas com base nas suas receitas no país.

O governo australiano defende que estas plataformas beneficiam do jornalismo produzido pelos meios tradicionais, ao mesmo tempo que desviam grande parte da publicidade digital, enfraquecendo o setor mediático.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Alemanha: Mais de metade das empresas já usa Inteligência Artificial

Um estudo do instituto Ifo revela que 54,5%...

0

Bitcoin no vazio: 107 moedas queimadas num movimento misterioso de 6,7 milhões de euros

Na blockchain da bitcoin foi registada uma operação...

0

Falha em sistema de IA da Meta permitiu acesso indevido a contas do Instagram

Uma vulnerabilidade num sistema de recuperação de contas...

0