Austrália: Um quinto dos adolescentes ainda usa redes sociais, apesar da proibição

No final de 2025, a Austrália proibiu o acesso de menores de 16 anos às redes sociais, numa iniciativa para proteger adolescentes. Apesar da medida, cerca de 20% dos jovens entre 13 e 15 anos continua a usar plataformas como TikTok e Snapchat, segundo relatório da empresa de software de controlo parental Qustodio.

O estudo indica que o uso caiu desde antes da proibição: Snapchat recuou 13,8%, para 20,3%, e TikTok diminuiu 5,7%, para 21,2%. O YouTube também apresentou ligeira queda, para 36,9%, embora a plataforma não exija sessão iniciada para assistir a vídeos. Pequenos aumentos foram registados no WhatsApp.

A lei obriga redes como Instagram, Facebook, Threads, YouTube, TikTok e Snapchat a bloquear menores de 16 anos, sob pena de multa de até 49,5 milhões de dólares australianos (cerca de 30,4 milhões de euros). O regulador eSafety Commissioner acompanha o cumprimento e avalia possíveis falhas sistémicas, enquanto o Governo admite que a mudança é cultural e levará tempo a consolidar-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

China lança plano “AI+ Educação” para integrar inteligência artificial em todo o ensino

A China apresentou o programa nacional “AI+ Education”,...

0

Hacker alega acesso a supercomputador chinês com roubo massivo de dados

Um alegado ciberataque terá comprometido sistemas do National...

0

WhatsApp começa a introduzir nomes de utilizador com foco na privacidade

A aplicação de mensagens WhatsApp, da Meta, está...

0