O Papa Leão XIV celebrou hoje, 18 de maio de 2025, a missa inaugural do seu pontificado na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimónia teve início com uma oração junto ao túmulo de São Pedro, na cripta da Basílica, seguida de uma procissão até ao altar principal.
Durante a celebração, Leão XIV recebeu o pálio e o Anel do Pescador, símbolos do seu ministério como Bispo de Roma e sucessor de São Pedro. A missa contou com a presença de mais de 200 mil fiéis e delegações de diversos países, incluindo o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa e os reis de Espanha, Felipe VI e Letícia, o vice-presidente JD Vance dos EUA e o Presidente da Ucrânia Vlodymir Zelensky.
O novo pontífice, nascido nos Estados Unidos e com cidadania peruana, é o segundo papa das Américas e o primeiro membro da Ordem de Santo Agostinho a ser eleito desde o século XV . Na sua homilia, Leão XIV destacou a importância de a Igreja ser um “farol que ilumina as noites do mundo”, alertando para o declínio da fé em favor do culto à tecnologia, ao dinheiro e ao poder.