Queda da natalidade é causada por barreiras sociais e económicas e não por rejeição à parentalidade, alerta a ONU

A queda global nas taxas de natalidade não se deve ao fato de os jovens estarem a rejeitar a ideia de ter filhos, mas sim a obstáculos económicos e sociais que os impedem de formar as famílias que desejam. A conclusão é do mais recente relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), divulgado esta terça-feira, com o título “A verdadeira crise da fertilidade: A busca pela autonomia reprodutiva num mundo em mudança”.

Segundo o relatório, o que está realmente em risco é a liberdade das pessoas de decidirem quando e se querem ter filhos. Uma sondagem conduzida pelo UNFPA e pela YouGov em 14 países — que juntos representam 37% da população mundial — revelou que 39% dos entrevistados apontam as dificuldades financeiras como o principal motivo para terem menos filhos do que gostariam. Insegurança laboral (21%), preocupações com o futuro, como guerras e mudanças climáticas (19%), e a desigualdade na divisão do trabalho doméstico (13% das mulheres e 8% dos homens) também surgem como fatores relevantes.

O relatório alerta contra soluções simplistas, como subsídios por nascimento ou metas de natalidade, que além de ineficazes, podem violar direitos humanos. Em vez disso, a ONU recomenda que os governos removam os obstáculos identificados pelas próprias populações, tornando a parentalidade mais acessível por meio de investimentos em habitação, trabalho digno, licenças parentais remuneradas e acesso a serviços de saúde reprodutiva.

A UNFPA também destaca a importância de enfrentar as desigualdades de género e defende que a imigração seja considerada uma estratégia válida para compensar o envelhecimento populacional e escassez de mão de obra. Promover a liberdade reprodutiva, apoiar pais ativos e combater normas laborais discriminatórias são medidas essenciais para garantir que as pessoas possam exercer plenamente o seu direito de decidir sobre suas vidas familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

UNICEF denuncia ataque mortal contra famílias que aguardavam ajuda humanitária em Gaza

UNICEF denuncia ataque mortal contra famílias que aguardavam ajuda humanitária em Gaza

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou veementemente o assassinato de civis durante a distribuição de ajuda…
Ucrânia e Starlink unem-se para levar Internet via satélite diretamente aos telemóveis até 2026

Ucrânia e Starlink unem-se para levar Internet via satélite diretamente aos telemóveis até 2026

A operadora móvel ucraniana Kyivstar anunciou que, em parceria com a Starlink, da SpaceX de Elon Musk, planeia disponibilizar conexão…
Timor-Leste e Austrália assinalam 25 anos de amizade entre comunidades

Timor-Leste e Austrália assinalam 25 anos de amizade entre comunidades

O Presidente José Ramos-Horta inaugurou, em Díli, a Conferência de Amizade Timor-Leste–Austrália, que celebra 25 anos de colaboração comunitária entre…
Quanto custa um iPhone na Europa? Diferenças superam os 100 euros entre países

Quanto custa um iPhone na Europa? Diferenças superam os 100 euros entre países

O preço do iPhone 16 Pro varia substancialmente na Europa, com a Suécia a liderar como o país da UE…