Spotify vence ação de 322 milhões contra plataforma de pirataria

O Spotify venceu um processo judicial de 322 milhões de dólares por violação de direitos de autor contra a plataforma Anna’s Archive, acusada de planear distribuir milhões de músicas obtidas ilegalmente.

A decisão foi tomada à revelia, depois de os responsáveis pela plataforma não responderem em tribunal. O juiz ordenou ainda o bloqueio do site e a destruição dos ficheiros de música apreendidos.

A ação contou com o apoio das grandes editoras Universal Music Group, Warner Music Group e Sony Music, reforçando a pressão da indústria contra a pirataria digital.

Apesar da vitória, persistem dúvidas sobre a eficácia da decisão, já que os responsáveis pelo site operam de forma anónima e através de redes descentralizadas, o que dificulta a aplicação prática das sanções.

O caso é visto como um marco na proteção dos direitos de autor no ambiente digital, mas também evidencia os desafios contínuos no combate à pirataria online.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE obriga identificação de conteúdos gerados por inteligência artificial

A União Europeia vai exigir que todos os...

0

Super El Niño pode ser o mais forte em 140 anos e agravar eventos climáticos extremos no mundo

Um forte fenómeno El Niño está a formar-se...

0

Papa Leão XIV apela à paz na inauguração da torre central da Sagrada Família

O Papa Leão XIV presidiu, em Barcelona, à...

0