Trabalhadores devem adaptar-se à IA para o futuro do trabalho


A inteligência artificial está a transformar rapidamente o mundo do trabalho, obrigando empresas e trabalhadores a adaptarem-se a novas formas de colaboração. No Mobile World Congress, em Barcelona, Jad Shimaly, sócio-diretor global da EY, afirmou à Euronews Next que as equipas precisam de estar preparadas para integrar esta tecnologia.

Segundo o responsável, a formação dos trabalhadores e a criação de parcerias entre empresas são fundamentais para implementar a IA de forma eficaz. Para muitas organizações, desenvolver um “ecossistema de IA” ajuda a reduzir a pressão sobre os colaboradores e a tornar a transição mais equilibrada.

Shimaly reconhece que a adoção da IA levanta receios, sobretudo quanto à substituição de empregos e ao aumento do risco de burnout. No entanto, defende que envolver os trabalhadores no processo de mudança pode melhorar a aceitação da tecnologia e estimular a criatividade.

O especialista sublinha ainda a importância de uma utilização responsável da IA. Para isso, as empresas devem criar regras claras de governação, princípios éticos e sistemas de supervisão que garantam uma utilização segura da tecnologia ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal considera diáspora ativo estratégico para recuperação económica da Venezuela

O secretário de Estado das Comunidades de Portugal,...

0

Guterres alerta para impunidade nos crimes contra jornalistas e defende liberdade de imprensa

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou,...

0

África: Calor extremo poderá afectar 2,4 milhões de empregos até 2040

O calor extremo poderá provocar perdas equivalentes a...

0