A política económica do Governo “é facilitar a vida das empresas”

Tal como divulgado no Portal do Governo, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro inaugurou o Centro de Incubação do Grupo Lusiaves em Pombal e, durante a sua intervenção, afirmou o compromisso do Governo com a redução da carga fiscal sobre as empresas. Luís Montenegro apontou a redução de impostos como um estímulo para aumentar o investimento, a competitividade das empresas e, consequentemente, melhorar os salários dos trabalhadores.

Para o Primeiro-Ministro, o Orçamento do Estado “é para registar o destino das despesas dos impostos, é para anotar as estimativas e previsões da sua arrecadação” e a política económica do Governo visa “facilitar a vida das empresas”.

Destacou ainda a necessidade de manter a previsibilidade fiscal, afirmando que as empresas precisam de “rapidez, simplificação e previsibilidade” nas suas interações com o Estado, em vez de enfrentarem mudanças constantes nas regras.

Na sua intervenção, sublinhou ainda que os princípios da política fiscal não devem ser alvo de debate no contexto da discussão do Orçamento do Estado. “A política fiscal, para nós, para este Governo, não é uma política financeira. Eu bem sei que estamos em períodos de discussão do Orçamento do Estado e, mais uma vez, estamos a incorrer nesse erro de discutir estes princípios fora do tempo”, afirmou Luís Montenegro.

No âmbito da política ambiental, o Primeiro-Ministro afirmou que a preocupação com o ambiente não é incompatível com o desenvolvimento económico, defendendo que “sem boas economias e sem criação de riqueza, não há proteção ambiental”. Luís Montenegro relembrou ainda que as “maiores atrocidades ambientais” ocorrem em regiões subdesenvolvidas, destacando, no entanto, a responsabilidade das economias mais ricas nas emissões de CO2, com base em dados do Global Carbon Project.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Preços do petróleo disparam com guerra no Irão e atingem máximos históricos

O preço do petróleo atingiu níveis não vistos...

0

Pedro Ramos defende comunicação como “instrumento estratégico” para o tecido empresarial da região Centro de Portugal

Luis Maia (esq.), e Pedro Ramos. Fotos: Agência...

0

IA pode provocar crise económica e social até 2028, alerta estudo

Um cenário hipotético projeta que a rápida adoção...

0