Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

A Volkswagen Autoeuropa foi a fábrica escolhida para produzir o novo carro elétrico da Volkswagen, o modelo ID.EVERY1, um investimento que coloca Portugal na vanguarda da transição energética do setor na Europa. «Este é um dia verdadeiramente histórico para Portugal e muito feliz para todos nós», congratulou-se o Ministro da Economia, Pedro Reis.

O Ministro afirmou que «de uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos».

«É com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID. EVERY1, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação. Gostaríamos de agradecer o apoio do governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o País», disse Thomas Hegel Gunther, CEO da Volkswagen Autoeuropa.

A fábrica de Palmela já assume um papel determinante na economia portuguesa. Com um volume de negócios de cerca de 3,8 mil milhões de euros e 4 842 colaboradores, a Volkswagen Autoeuropa produziu 236 100 unidades no ano passado, respondendo por 4% das exportações nacionais e representando 1,3% do PIB de 2023.

Agora, com este novo investimento vai também liderar a necessária transição energética do setor, afirmando-se como uma fábrica de futuro. Além da produção do novo modelo automóvel, a decisão agrega uma fábrica eletrificada de nova geração e a adoção de novos processos de produção e logísticos, bem como a assemblagem robotizada de sistemas de baterias.

A fábrica de Palmela vai tornar-se mais eficiente e capaz de competir com fabricantes mundiais, alinhando a empresa, e Portugal, com os objetivos climáticos europeus de neutralidade carbónica, num cenário em que a União Europeia está a limitar a produção de carros a combustão e híbridos.

Em conjunto com este programa de investimentos, da ordem de várias centenas de milhões, esta decisão tem também o potencial de atrair novos fornecedores para Portugal e para o cluster automóvel, nomeadamente no âmbito dos veículos elétricos.

Num contexto de transformação do setor automóvel à escala europeia e mundial, este é mais um investimento que demonstra a excelência da economia portuguesa e da sua proposta de valor, capaz de captar a inovação e a confiança dos investidores.

O resultado só foi possível devido ao trabalho intenso e totalmente coordenado entre o Ministério da Economia e a AICEP de um lado, e a Volkswagen Autoeuropa e a casa mãe do outro.

«Com esta decisão da Volkswagen, a economia portuguesa dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia e para a reinvenção do setor automóvel europeu», sublinha ainda Pedro Reis.

O investimento da Volkswagen sucede à escolha da Calb e à contratualização de 420 milhões de euros, através da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), em 2024.

@portaldogoverno

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu um estudo inovador que revela como algumas doenças crónicas, associadas ao…
Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

O Parlamento Nacional aprovou, na última quarta-feira, em votação final global, a proposta de alteração à Lei da Organização Judiciária.…
Cabo Verde:  Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

Cabo Verde: Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

As localidades de Achada Leite, no concelho de Santa Catarina, e Buguenti, em São Lourenço dos Órgãos, receberam na passada…
Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Os deputados da Assembleia da República de Moçambique doaram, esta quarta-feira, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula, mais de 40…