Novo recurso educativo audiovisual da OEI homenageia José Saramago

O escritório português da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) conta agora com o recurso educativo “A Maior Flor do Mundo”, baseado no conto homónimo do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago.

Segundo apurámos, este recurso pedagógico de Educação para a Cidadania Global é constituído por quatro vídeos animados, de um minuto cada, disponíveis em português e em espanhol, que tomam o conto original – no qual um rapaz transforma uma flor murcha na maior flor do mundo – como ponto de partida para uma aproximação à Declaração Universal dos Direitos Humanos e à Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos enquanto pilares para um processo de questionamento, conhecimento e ação para promover entre os alunos mais novos.

Os vídeos são acompanhados de um Guião de Recurso que apoiará professores, educadores e animadores na promoção de aprendizagens sobre uma cidadania global, comprometida, coerente, solidária e respeitadora dos Direitos Humanos, cruzando as experiências dos alunos e os temas e conteúdo dos vídeos.

“O Guião de Recurso estimula ainda o reconhecimento e o desenvolvimento de uma dimensão solidária, crítica e transformadora, assentada na valorização do papel de cada um no mundo. Permite também enfatizar o respeito pelo ambiente e a consciência da emergência climática. A fácil utilização deste recurso, bem como a sua adaptabilidade aos diferentes contextos em que professores e animadores trabalham, permitirá promover o pensamento crítico, a criatividade de ideias, a ação colaborativa e a uma atitude cuidadora”, informaram o responsáveis pelo projeto.

Este material educativo, diretamente baseado na obra de José Saramago “A Maior Flor do Mundo”, foi criado no decurso das Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago e insere-se nas prioridades do Programa Ibero-americano de Direitos Humanos, Democracia e Igualdade.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Primeiro-ministro defende maior investimento da diáspora

Cabo Verde: Primeiro-ministro defende maior investimento da diáspora

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, mencionou nesta quinta-feira, 12 de setembro, o “peso elevado” da diáspora…
Moçambique: Primeiro comboio de combustíveis chega ao vizinho Malawi

Moçambique: Primeiro comboio de combustíveis chega ao vizinho Malawi

A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) expediu o primeiro comboio de combustíveis para o vizinho Malawi através do…
Angola: Governo quer privatizar mais 14 ativos ainda em 2024

Angola: Governo quer privatizar mais 14 ativos ainda em 2024

O Governo angolano pretende privatizar mais 14 ativos ainda este ano, fazendo os mesmos parte de um conjunto de 178…
Cabo Verde: Nova embaixadora dos EUA quer reforçar cooperação

Cabo Verde: Nova embaixadora dos EUA quer reforçar cooperação

A nova embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) em Cabo Verde, Jennifer Adams, garantiu nesta semana que quer continuar…