Portugal: Financiamento nos transportes públicos reforçado com 439 milhões

O Governo reforçou o financiamento nos transportes públicos em 2025, com mais quase 30 milhões de euros, face a 2024. O valor total do apoio ao Programa Incentiva+TP será de 439,19 milhões de euros, um crescimento face aos 410 milhões de euros atribuídos no ano passado.

A ser financiado pelo Fundo Ambiental, este aumento fixado pelo Ministério do Ambiente e Energia, Ministério das Finanças e Ministério das Infraestruturas e Habitação assegura a continuidade do apoio à mobilidade sustentável e garante que as áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais possam manter e melhorar a oferta de transportes públicos, assegurando um serviço mais acessível e eficiente para os cidadãos.

O Programa Incentiva+TP resulta da fusão do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransp) e das verbas extraordinárias anteriormente alocadas ao financiamento dos transportes (extra-PART).

O reforço do investimento nos transportes públicos, e que abrange o financiamento de passes, é possível graças ao aumento da afetação das receitas relacionadas com as emissões de CO2. 

Estas receitas são geradas por empresas que operam em setores mais poluentes e contribuem para a transição energética, garantindo que os recursos arrecadados sejam reinvestidos em soluções sustentáveis para a mobilidade.

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que tutela o Fundo Ambiental, destaca a importância deste financiamento na transição energética e na descarbonização do País: «O Fundo Ambiental tem um papel determinante no apoio às políticas públicas que impulsionam uma sociedade mais sustentável. Sob a gestão da recém-criada Agência para o Clima, este instrumento financeiro permite canalizar recursos para projetos que reduzem a pegada de carbono e aceleram a transição para um modelo económico e social mais verde. O reforço do financiamento ao transporte público é um passo essencial para promover uma mobilidade mais limpa e acessível, alinhada com os compromissos ambientais do País».

«O aumento das verbas a atribuir em 2025 ao Incentiva+TP traduz o compromisso deste Governo em trazer mais pessoas para os transportes públicos a preços acessíveis, combatendo assim a pobreza de mobilidade. Este desígnio tem um objetivo: diminuir o uso do transporte individual, por forma a aumentar a quota modal do transporte público dos atuais 14% para mais de 20% em 2031», afirma o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

O Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, refere que «é bastante relevante a consignação ao Fundo Ambiental de 439,19 milhões de euros para o Programa de Incentivo ao Transporte Público Coletivo de Passageiros (Incentiva+TP), o que significa um reforço das políticas de promoção do transporte público por parte das áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais, assegurando o financiamento do sistema de transporte público a nível nacional, uma importante aposta do nosso Governo, em valor superior ao executado em 2024».

@portaldogoverno

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Líder da União Africana defende sanções contra promotores de conflitos

Angola: Líder da União Africana defende sanções contra promotores de conflitos

O Presidente da União Africana (UA), João Lourenço, defendeu a aplicação de sanções severas contra aqueles que fomentam tensões e…
Guiné-Bissau: APU-PDGB reage sobre o navio com cocaína e militares guineenses a bordo

Guiné-Bissau: APU-PDGB reage sobre o navio com cocaína e militares guineenses a bordo

A Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), quer que seja esclarecida a situação do navio apreendido…
UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

A União Europeia conseguiu, esta sexta-feira, renovar as sanções contra mais de 2.400 indivíduos e entidades russas, após dias de…
Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

A Volkswagen Autoeuropa foi a fábrica escolhida para produzir o novo carro elétrico da Volkswagen, o modelo ID.EVERY1, um investimento…