Portugal: Portal InfoEscolas com novos dados sobre desempenho dos alunos

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), através da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), disponibiliza novos dados no InfoEscolas, o portal de dados estatísticos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Em relação ao ano passado, o portal apresenta novos indicadores estatísticos. Pela primeira vez, há dados desagregados, para Portugal continental, por país de nacionalidade dos alunos, para a conclusão de cada um dos ciclos de estudo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, incluindo a via profissional, no tempo esperado, sem retenções.

Além disso, este ano fica disponível a classificação interna média observada e esperada por curso científico-humanístico. Este indicador informa, para cada grupo (NUTS, Distritos, Municípios, Unidades Orgânicas e Escolas), a classificação interna média registada pelos alunos em cada curso científico-humanístico, comparando-a com a classificação esperada. 

Através deste indicador, é ainda possível fazer comparações entre as classificações internas atribuídas por uma escola aos seus alunos e as classificações internas atribuídas por outras escolas do país a alunos com o mesmo perfil socioeconómico (mesma idade, mesma escolaridade das mães, mesmo escalão de ação social escolar, mesmo curso e mesma natureza pública ou privada de estabelecimento de ensino).

Por fim, este ano o InfoEscolas disponibiliza dados mais detalhados sobre o desalinhamento das notas internas, com comparações das notas internas atribuídas pela escola aos seus alunos com as notas internas atribuídas pelas outras escolas do país a alunos dos mesmos cursos e de perfil semelhante.

Os dados apresentados no InfoEscolas abrangem cerca de 1 175 000 alunos matriculados em mais de 5 mil estabelecimentos de ensino, públicos e privados.

Partindo da versão de 2014, que tinha apenas 9 indicadores, contabilizam-se agora 101 indicadores/funcionalidades, na sua maioria de consulta pública. As escolas têm acesso a informação adicional sobre os seus alunos — por exemplo, sobre prosseguimento de estudos, dados globais do contexto socioeconómico e assimetrias entre turmas.

São apresentadas estatísticas por escola, por agrupamento, por município, por distrito, por NUTS II e NUTS III e para o total de Portugal continental.

A data de referência para a generalidade dos dados é o ano letivo 2022/23. Para os indicadores baseados nas provas e exames nacionais, são apresentados dados relativos a 2023/24.

O InfoEscolas permite à comunidade educativa aceder com transparência a informação sobre as escolas e os alunos, identificar dificuldades, refletir sobre práticas, planear e implementar iniciativas e melhorias no sistema, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. 

É uma ferramenta em constante evolução, que promove a transparência e o acesso público aos dados estatísticos de monitorização do sistema educativo. Essa evolução prosseguirá, no próximo ano letivo, com a introdução de novos indicadores de desempenho dos alunos, com os dados relativos às provas ModA em 2024/2025.

A versão atualizada do portal InfoEscolas está disponível em http://infoescolas.pt.

gov.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu um estudo inovador que revela como algumas doenças crónicas, associadas ao…
Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

O Parlamento Nacional aprovou, na última quarta-feira, em votação final global, a proposta de alteração à Lei da Organização Judiciária.…
Cabo Verde:  Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

Cabo Verde: Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

As localidades de Achada Leite, no concelho de Santa Catarina, e Buguenti, em São Lourenço dos Órgãos, receberam na passada…
Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Os deputados da Assembleia da República de Moçambique doaram, esta quarta-feira, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula, mais de 40…