APAV, 35 anos ao lado das vítimas

Fundada a 25 de junho de 1990, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima celebra hoje 35 anos. Nesta data, vinte e sete Associados Fundadores uniram-se e fundaram uma estrutura centrada e dirigida ao apoio à vítima. Desde a sua fundação, a APAV e todos os que se aliam à sua missão, trabalham arduamente no sentido de criar uma sociedade mais justa e solidária, apelando à consideração e ao respeito pelos direitos humanos. No ano de 2025 celebram-se os 35 anos desta instituição e relembram-se todas as conquistas alcançadas e as vidas que foram positivamente impactadas por esta iniciativa.

Hoje considerada uma referência nacional no apoio às vítimas de crime, a APAV apresenta-se como uma voz de esperança na sociedade, mas também como um atento ouvinte, disposto a adaptar os seus serviços de acordo com as necessidades emergentes. Marcada pela perseverança, esta instituição transforma adversidade em oportunidades e pauta-se por uma inovação constante de serviços.

A associação conta hoje com mais de 80 serviços de proximidade, entre os quais a Linha de Apoio à Vítima, a Linha Internet Segura, Casas de Acolhimento dedicadas a vítimas de violência doméstica e de tráfico humano, uma rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima, diversos Polos de Atendimento em Itinerância, Equipas Móveis de Apoio à Vítima e 4 Redes de Apoio Especializado, desenhadas para responder às necessidades específicas de diferentes vítimas.

Este marco representa também uma oportunidade de analisar o que já foi alcançado e olhar para o futuro com uma nova perspetiva do que podem ser oportunidades de melhoria, garantindo um crescimento constante e uma otimização dos recursos disponíveis no esforço de concretização de objetivos e de resposta a desafios.

Entre 1990 e 2024, o apoio da APAV alcançou um total de 260.031 vítimas apoiadas, o que corresponde a 526.052 crimes e formas de violência. Desse total, 80,6% (423.752) corresponde a violência doméstica, 2,6% a crimes patrimoniais e 16,8% outros crimes ou formas de violência.

O ano de 2025 é dedicado à homenagem e lembrança das principais conquistas da organização ao longo destes 35 anos, com um programa de comemorações que envolve diversos eventos, campanhas e iniciativas, a nível nacional e local. Celebre este marco connosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Banco Mundial: Governos africanos precisam melhorar prestação de serviços

Banco Mundial: Governos africanos precisam melhorar prestação de serviços

O novo relatório anual de Avaliação Institucional e de Políticas Nacionais (CPIA) do Banco Mundial para a África Subsaariana revela…
Guiné-Bissau: Explosão do consumo de droga no interior preocupa Observatório

Guiné-Bissau: Explosão do consumo de droga no interior preocupa Observatório

O Secretário Executivo do Observatório Guineense da Droga e Toxicodependência, Abílio Aleluia Có Júnior, alertou sobre o consumo de droga…
Megaoperação internacional contra tráfico de pessoas resgata 1.194 vítimas e prende 158 suspeitos

Megaoperação internacional contra tráfico de pessoas resgata 1.194 vítimas e prende 158 suspeitos

Uma grande operação internacional contra o tráfico de pessoas resultou no resgate de 1.194 potenciais vítimas e na prisão de…
Relatório da ONU alerta para crise global de fertilidade e mudanças demográficas profundas

Relatório da ONU alerta para crise global de fertilidade e mudanças demográficas profundas

O mundo vive uma “verdadeira crise de fertilidade”, segundo o Relatório sobre o Estado da População Mundial 2025, divulgado pelo…