“Movimentos de cidadãos africanos apelam a CEDEAO e a União Africana para que se mobilizem contra ‘a deriva autoritária’ na Guiné-Bissau” e “Vice-presidente da LGDH responsabiliza Governo pelas perseguições e tentativas de sequestro ao Bubacar Turé” são temas divulgados pelo jornal “O Democrata”.
“Timor-Leste participa na Expo 2025 Osaka com foco na promoção cultural e cooperação regional” e “Governo avalia futuro do campo Bayu Undan em reunião com a Santos e Parceiros da Joint Venture” são assuntos partilhados pelo site do Governo timorense.
Em Moçambique “O País” noticia “Comissão Política da Frelimo condena baleamento de Joel Amaral”. A “Folha de Maputo” avança “PR promulga lei que aprova o compromisso para um diálogo nacional inclusivo”.
A “Inforpress”, agência de notícias de Cabo Verde, publica “São Vicente: Polícia Nacional reforçada com 25 novos efectivos ainda este mês – ministro”. O “Expresso das Ilhas” refere “Tribunal Constitucional reduz pendências em 15% e encerra 93 processos em 2024”.
“São Tomé e Príncipe e Moçambique projectam novas acções de cooperação no sector da saúde”, lê-se na “Téla Nón”. O “Jornal Tropical” menciona “Fundação Gulbenkian vai apoiar diagnóstico de cancro em São Tomé”.
Quanto a Portugal, o “Público” escreve “Legislativas 2025: AD e PS próximos nas metas salariais, distantes na estratégia económica”. O “Expresso” indica “Despesas na campanha: só o Chega admite gastar mais do que em 2024”.
De acordo com o “Jornal de Angola”, o “PRA-JA defende melhorias sociais nos novos municípios”. O “Correio da Kianda” informa “PRS no Huambo denuncia suposta perseguição política”.
A “Agência Brasil” partilha “Lula cumprimenta presidente reeleito do Equador”. Já “O Globo” tem em manchete “Governo Lula ameaçou tirar verbas e cargos de quem pediu urgência para anistia, diz líder do PL”.