Revista de Imprensa Lusófona de 16 de outubro de 2025

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, destaca o título “Presidente da República realiza 2ª reunião sobre o caso 25 de Novembro”. No “Jornal Transparência” lê-se “Governo do Príncipe quer convencer o grupo HBD a não abandonar investimentos na ilha”.

Em Moçambique a “Folha de Maputo” escreve “PR Empossa Primeira-Ministra no Conselho Nacional de Defesa e Segurança”. O “MMO Notícias” menciona “Ossufo Momade anuncia que não se candidatará à sucessão na Renamo”.

Guiné Equatorial reitera o seu compromisso com a descolonização e apoia a proposta de autonomia do Marrocos para o Saara Ocidental” e “Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho terá uma sede na Guiné Equatorial” são temas divulgados pelo site institucional do Governo equato-guineense.

A “Agência Brasil” publica “Câmara aprova suspensão de ação no STF contra Gustavo Gayer”. No “Conexão Política” pode ler-se “PGR pede reabertura de inquérito contra Bolsonaro por suposta interferência na Polícia Federal”.

O Presidente de Portugal “Marcelo promulgou lei de estrangeiros: ‘Corresponde minimamente ao essencial’”, cita o “Público”. O ex-primeiro-ministro e atual presidente do Conselho Europeu “[António] Costa defende que legitimidade reforçada dos presidentes ‘em nada contribuiu’ para estabilidade política”, indica o “Jornal de Notícias”.

Na Guiné-Bissau a “ANG” partilha “Domingos Simões Pereira contesta exclusão do Tribunal de Justiça”. O jornal “O Democrata” informa “Eleições gerais: Deputado de PAI Terra Ranka denuncia ameaça do Presidente cessante”.

Timor-Leste apresenta os avanços alcançados no processo de adesão ao Acordo sobre Contratos Públicos da Organização Mundial do Comércio”, refere o site do Governo timorense. “Timor: Adesão à ASEAN é juntar a voz pela paz, diálogo e desenvolvimento”, noticia o “Sapo Notícias”.

De acordo com o “Jornal de Angola”, o “PHA destaca compromisso com progresso económico”. A “AngoNotícias” avança “João Lourenço pede à Suíça que cumpra decisão judicial e devolva dinheiro de Angola”.

Quanto a Cabo Verde, o “Expresso das Ilhas” divulga “Há cada vez mais procura de jovens descendentes pela nacionalidade cabo-verdiana – PM”. Segundo a “Inforpress”, os “Deputados do MpD destacam impacto positivo da instalação do Tribunal da Comarca de São Miguel”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: PR pede à Suíça que devolva o dinheiro ao seu país

Angola: PR pede à Suíça que devolva o dinheiro ao seu país

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, pediu às autoridades suíças que cumprissem as decisões dos tribunais angolanos e…
Google lança ferramenta do Gemini que transforma fotografias em vídeos com IA

Google lança ferramenta do Gemini que transforma fotografias em vídeos com IA

A Google anunciou uma nova funcionalidade do Gemini que permite transformar fotografias estáticas em vídeos dinâmicos, recorrendo à inteligência artificial.…
Portugal recebe sétima parcela do PRR no valor de 1,06 mil milhões de euros

Portugal recebe sétima parcela do PRR no valor de 1,06 mil milhões de euros

A Comissão Europeia anunciou que Portugal vai receber 1,06 mil milhões de euros relativos ao sétimo pedido de pagamento do…
Moçambique: Juventude da Renamo quer eleição de novo presidente

Moçambique: Juventude da Renamo quer eleição de novo presidente

O líder da juventude da Renamo, Ivan Mazanga, pediu a realização de um Conselho Nacional alargado do partido no primeiro…