PR [de Moçambique] convida seis países para ajudar a desmilitarizar Renamo”, destaca “O País”, adiantando que Filipe Nyusi não revela quais os “os nomes, que vão ajudar no processo de desarmamento, desmilitarização e reintegração dos homens armados da Renamo”. O “CanalMoz” avança que “Baleado, raptado e depois internado no hospital – Empresário sul-africano teve alta e foi levado para uma esquadra em Pemba”, mencionando que a “Polícia associa o empresário aos ataques em Cabo Delgado”.
A “Folha 8” refere que “O movimento independentista de Cabinda convidou hoje [domingo, 16 de setembro] o primeiro-ministro português, que chega na segunda-feira a Luanda, a visitar o território encravado na RDCongo, indica hoje um comunicado da FLEC/FAC. Como António Costa só faz o que João Lourenço quer, a eventual visita ficará sem efeitos durante o tempo em que o MPLA for governo”. O “Jornal de Angola” noticia que “Bairros de Luanda com canalização da EPAL sem água [“potável, há mais de sete anos”].
No que diz respeito às eleições presidenciais no Brasil, “O Globo” informa que “No primeiro vídeo após cirurgia, Bolsonaro ataca Lula e o PT”. A “Folha de S. Paulo” destaca também as eleições, referindo as propostas dos candidatos: “Saúde é alvo de propostas genéricas dos candidatos”.
Em São Tomé e Príncipe, a “STP Press” avança que “Trovoada na Nigéria recebido pelo Presidente Muhammadu Buhari, no acerto do petróleo e outras áreas de cooperação”. O “Téla Non” noticia que foi “Interceptado navio pesqueiro com bandeira da Namíbia e com pescadores taiwaneses”.
“Diretor Nacional da PN [Polícia Nacional] visita Fogo e Brava [Cabo Verde]”, avança “A Semana”. A “Inforpress” refere que “Santo Antão: Cobertura energética aumenta no Porto Novo com nova rede eléctrica de baixa tensão de Santo Tomé Trás”.
O blog “Timor[-Leste] Agora” noticia que “PR timorense cancela participação na Assembleia-Geral da ONU para analisar Orçamento” Geral de Estado para 2018.
Na Guiné-Bissau, “O Democrata” destaca as declarações do “Líder do PAIGC: «Nossa ambição é apresentar uma Guiné-Bissau que ultrapassa o próprio sonho dos guineenses”.
O portal institucional da Guiné Equatorial menciona a “Reunião técnica do Senado com novos directores”, que ocorreu no final da semana passada.
Em primeira página, o jornal “Público” informa que, em Portugal, os “Bancos ignoram regulador e aceleram no crédito de risco”. O “Diário de Notícias” dá enfoque a: “Lisboa vai ter mais oito quilómetros exclusivos para transportes públicos”.