Nasa alerta para subida irreversível do nível do mar em ilhas do Pacífico

Um estudo recente da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) conclui que várias ilhas do Pacífico irão enfrentar uma subida mínima inevitável do nível do mar nas próximas décadas, com impactos profundos sobre comunidades costeiras, independentemente da evolução futura das emissões de gases com efeito de estufa.

De acordo com os cientistas da Nasa, países como Tuvalu, Kiribati e Fiji deverão registar um aumento de pelo menos 15 centímetros no nível do mar nos próximos 30 anos, um fenómeno considerado irreversível à escala humana. O estudo, realizado a pedido de Estados insulares do Pacífico e em coordenação com o Departamento de Estado norte-americano, indica que os efeitos da subida do mar continuarão durante séculos, agravando a frequência e a intensidade das inundações costeiras.

A análise revela ainda que o número de dias anuais com cheias provocadas por marés altas irá aumentar de forma significativa. Em Tuvalu, zonas que actualmente sofrem menos de cinco dias de inundação por ano poderão passar a enfrentar cerca de 25 dias anuais até meados do século, enquanto em Kiribati algumas áreas poderão atingir 65 dias de inundação por ano.

Para apoiar a adaptação, a Nasa desenvolveu mapas de alta resolução que identificam as áreas mais vulneráveis até à década de 2050. Os cientistas sublinham a importância de reforçar a recolha de dados locais, combinando observações por satélite com medições no terreno, de modo a apoiar a tomada de decisões, o planeamento territorial e a implementação de medidas de adaptação face às alterações climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Austrália: Fortes trovoadas provocam cheias súbitas em Victoria

Fortes trovoadas causaram cheias súbitas em Victoria, com...

0

ONU condena violência contra manifestantes e pede fim imediato da repressão no Irão

O Alto Comissário das Nações Unidas para os...

0

Trabalhar já não chega: quase 300 milhões de trabalhadores vivem na pobreza extrema

Ter um emprego deixou de ser garantia de...

0