A União Europeia e o Japão realizaram hoje, em Tóquio, a terceira reunião do Conselho de Parceria Digital, com o objetivo de aprofundar a cooperação tecnológica e digital entre as duas potências.
A reunião foi co-presidida por Henna Virkkunen, Vice-Presidente Executiva da UE para a Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia, e por altos responsáveis japoneses, incluindo o Ministro para a Transformação Digital, Masaaki Taira.
Num contexto global marcado por incertezas geopolíticas, ambas as partes reafirmaram a importância estratégica da parceria digital, assente em valores comuns, com o propósito de aumentar a competitividade, a resiliência tecnológica e a segurança económica.
Entre os principais avanços anunciados estão o reforço da cooperação na investigação e resiliência da cadeia de abastecimento de semicondutores; o lançamento do projeto conjunto 6G MIRAI-HARMONY, focado em redes inteligentes potenciadas por inteligência artificial; e o arranque de uma chamada conjunta para investigação em computação quântica, com aplicações em áreas como biomedicina, ciência dos materiais e alterações climáticas.
Foram ainda destacados os progressos na interoperabilidade das identidades digitais e no reconhecimento mútuo de credenciais académicas, bem como a criação de um grupo de trabalho para promover a governança de dados e a interoperabilidade dos espaços digitais.
A troca de experiências regulatórias em cibersegurança, com especial atenção à proteção de infraestruturas críticas, e o reforço da cooperação em matéria de conectividade global, incluindo cabos submarinos e uma futura rota de dados pelo Ártico, completam os compromissos assumidos nesta terceira reunião.
No seguimento da reunião, está prevista para hoje, 13 de maio, a assinatura de uma Carta de Intenções sobre tecnologia quântica, entre Henna Virkkunen e o Ministro de Estado japonês para a Política Científica, Minoru Kiuchi, com vista à cooperação em áreas como alterações climáticas, desastres naturais, ciência dos materiais e cibersegurança.
A quarta edição do Conselho de Parceria Digital entre a UE e o Japão está agendada para 2026, em Bruxelas.