Guiné-Bissau: Botche Candé “dá o golpe” a Sissoko e mostra que quer ser Primeiro Ministro

GB Botche Candé

SONY DSC

Ao início da tarde de hoje 4 de janeiro, um grupo de seis elementos da Força de Intervenção Rápida invadiu as instalações do Serviço de Segurança da Guiné-Bissau (SIS), a secreta guineense, expulsando do local o DG interino Amadu Djaló. Segundo afirmaram os elementos da Intervenção Rápida no local “as ordens superiores vieram directamente do Ministro do Interior Botche”.

Amadu Djaló, o DG afastado, é tido como um dos mais leais apoiantes do Primeiro Ministro Umaro Sissoko, recentemente envolvido numa teia de escândalos de corrupção envolvendo a aquisição de terrenos à Câmara Municipal de Bissau.

Com o aproximar do fim do prazo dado pela CEDEAO para implementação do Acordo de Conacri (15 de janeiro), a exoneração de Umaro Sissoko é neste momento uma certeza nos corredores do Palácio da Presidência, havendo apenas dúvidas quanto ao momento do anúncio.

Assim sendo, e com a ordem para o afastamento hoje de Amadu Djaló, Botche Candé pretende demonstrar, sobretudo a Sissoko mas também aos adversários no partido PAIGC, que é ele o líder  dos sectores políticos e de segurança no país. Botche é cada vez mais uma alternativa forte para a ocupar o lugar de Primeiro-Ministro, caso o Presidente da República opte por não implementar o Acordo de Conacri e pela nomeação de Augusto Olivais, do partido PAIGC, como Primeiro Ministro.

De acordo com fontes da Primatura, ao início da tarde de hoje, Umaro Sissoko terá já apresentado a carta com o seu pedido de demissão ao Presidente da República José Mário Vaz.

One Comment

  1. Suleimane Balde

    O país e o seu povo já nem sabem em quem confiar. A dança de cadeiras no xadrez do PP amedronta a quem quer que seja, até os abutres mais ousados! Acuda-nos o Mais Poderoso, Deus, porque já perdemos quase tudo: A dignidade, a liberdade, o senso comum, o amor, tudo que seja de bom para um ser humano viver tranquilo. A culpa de quem é?!: De todos nós, já que ninguém está imune naquele país, onde até o gato quer ser mandante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Unicef pede ação urgente após inundações que provocaram 98 mil feridos no Paquistão

Unicef pede ação urgente após inundações que provocaram 98 mil feridos no Paquistão

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), solicitou ajuda internacional urgente para o Paquistão, na sequência dos danos…
Brasil: Sofia Lourenço reconhecida internacionalmente por contribuições literárias e compromisso com a Saúde

Brasil: Sofia Lourenço reconhecida internacionalmente por contribuições literárias e compromisso com a Saúde

A luso-brasileira e presidente da Associação Mais Lusofonia e responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco, Sofia Lourenço, tem sido reconhecida…
Timor-Leste: Governo preocupado com conflitos no Médio Oriente

Timor-Leste: Governo preocupado com conflitos no Médio Oriente

O Governo timorense manifestou nesta quarta-feira, 24 de abril, a sua preocupação com a situação no Médio Oriente.  Em comunicado,…
Moçambique: PEMO e PODEMOS concorrem às eleições de 09 de outubro

Moçambique: PEMO e PODEMOS concorrem às eleições de 09 de outubro

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique recebeu nesta semana os processos de inscrição do Partido Ecológico de Moçambique…