China: Condenado à morte informático acusado de espionagem

O governo chinês anunciou a condenação à morte de um ex-técnico informático de Sichuan identificado como Huang Yu, por ter vendido 150,000 documentos classificados a agentes estrangeiros, avançou a emissora estatal na terça-feira, sem adiantar qual foi o país que comprou os documentos.

De acordo com a emissora, Huang Yu trabalhava para um departamento governamental que lida com segredos de Estado.

Segundo a notícia da televisão, Huang Yu era um mau empregado e foi despedido. Em resposta, Huang Yu terá contactado através da internet uma “organização de espionagem estrangeira”, oferecendo-se para lhes vender documentos que recolhera no antigo emprego. Os encontros para a troca de informações terão acontecido em Hong Kong, onde acabaria por entregar os mais de 150 mil documentos, contendo material confidencial sobre o Partido Comunista Chinês, mas também sobre o exército e finanças do gigante asiático.

As viagens frequentes e o enriquecimento súbito de Huang Yu levantaram suspeitas, e em 2011 foi detido e condenado à morte. A notícia não adianta quando ou se a condenação foi executada, nem onde decorreu o julgamento.

Na semana passada, a China celebrou seu primeiro Dia Nacional da Educação Segurança. O presidente chinês Xi Jinping, tem procurado sensibilizar a população para a necessidade de apanhar agentes estrangeiros e domésticos. .

Em 2014, Xi Jinping assinou uma lei contra-espionagem para monitorizar mais amplamente agentes estrangeiros e cidadãos chineses que os apoiem. No ano passado, o governo aprovou uma lei de segurança nacional abrangente, ampliando a definição do que constitui uma violação à segurança.

A publicidade dada ao caso do Huang reflete a determinação do presidente chinês para destacar as ameaças representadas por entidades estrangeiras e a abordagem firme do governo para as questões de segurança nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde arrecada 12.864 milhões de escudos em impostos

Cabo Verde arrecada 12.864 milhões de escudos em impostos

A Direção Nacional de Receitas de Estado (DNRE) de Cabo Verde arrecadou 12.864 milhões de escudos em impostos no primeiro…
Unicef pede ação urgente após inundações que provocaram 98 mil feridos no Paquistão

Unicef pede ação urgente após inundações que provocaram 98 mil feridos no Paquistão

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), solicitou ajuda internacional urgente para o Paquistão, na sequência dos danos…
Brasil: Sofia Lourenço reconhecida internacionalmente por contribuições literárias e compromisso com a Saúde

Brasil: Sofia Lourenço reconhecida internacionalmente por contribuições literárias e compromisso com a Saúde

A luso-brasileira e presidente da Associação Mais Lusofonia e responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco, Sofia Lourenço, tem sido reconhecida…
Timor-Leste: Governo preocupado com conflitos no Médio Oriente

Timor-Leste: Governo preocupado com conflitos no Médio Oriente

O Governo timorense manifestou nesta quarta-feira, 24 de abril, a sua preocupação com a situação no Médio Oriente.  Em comunicado,…