Moçambique: ONU alerta para crise humanitária crescente no norte

A ONU alertou que o norte de Moçambique vive, desde junho, uma crise humanitária cada vez mais grave, provocada pela violência armada em Cabo Delgado, desastres naturais e falta de financiamento.

O relatório do OCHA destaca que grupos armados continuam a provocar deslocações em massa, a destruir infraestruturas básicas e a dificultar o acesso à ajuda humanitária.
Desde janeiro, mais de 48 mil pessoas foram forçadas a fugir, incluindo centenas apenas em junho, após ataques no distrito de Macomia.

O conflito, ativo desde 2017, já deslocou mais de um milhão de pessoas. Este ano, os ataques estenderam-se à vizinha província de Niassa, onde foram registadas mortes, incluindo a decapitação de dois guardas-florestais.

Apesar dos esforços do governo para facilitar o regresso de deslocados, muitos encontram as suas casas e meios de subsistência destruídos, e os locais alternativos de reassentamento não oferecem condições mínimas.

A crise agravou-se ainda mais após três ciclones que, desde março, afetaram 70 mil pessoas nas províncias do norte e centro, sem que tenham recebido apoio humanitário adequado.
A queda de 26% no financiamento, de 74 para 55 milhões de dólares, também levou à suspensão de serviços essenciais, como o programa de recolha de amostras laboratoriais, vital para doentes com VIH e tuberculose.

O relatório sublinha ainda um aumento de 22% nos casos de violência baseada no género no início de 2025, revelando o impacto social profundo do conflito armado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Ministro dos Transportes quer rapidez nas obras do posto de GNV na Maxixe

O ministro dos Transportes e Logística de Moçambique,...

0

Moçambique: Novo ataque terrorista em Macomia resulta em saque de bens

Uma viatura de transporte de passageiros, vulgarmente conhecida...

0

Moçambique: Chapo recebe cartas credenciais de embaixadores

O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, recebeu...

0