Teatro de Vila Real: programação de outubro, novembro e dezembro de 2025

No último trimestre de 2025, a programação do Teatro de Vila Real inclui a estreia de cinco co-produções, nas áreas do teatro, da música e da ópera.

Logo a abrir o mês de Outubro, sobe ao palco um projeto que junta a Orquestra de Jazz do Douro com um dos grandes nomes da música portuguesa, Júlio Pereira. “Rasgar”, nome do espectáculo, reinventa a música do mestre do cavaquinho para a sonoridade de uma big band de jazz. Em Dezembro, estreia a ópera “Gli Eroi Spartani”, da Orquestra Barroca de Mateus, com música de António Leal Moreira e libreto de Gaetano Martinelli. No teatro, a companhia Visões Úteis estreia “Dupla” e a Filandorra o “Auto dos Anfitriões”, de Luís de Camões. E, regressando à música, o cantautor transmontano Tiago Chaves estreia o seu novo disco, convidando para um espectáculo especial o Coro de Câmara D’Ouro e um ensemble do Conservatório de Vila Real.

A primeira quinzena de Outubro é ocupada sobretudo com o Festival Internacional Douro Jazz que tem como cabeças-de-cartaz a mundialmente famosa The Glenn Miller Orchestra e, também pela primeira vez no TVR, a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal. Três concertos de novos grandes talentos e um concerto participado pelo público, em parceria com a Porta Jazz, completam o programa desta 20.º edição.

Alguns outros destaques da programação são os concertos de Ana Moura e de A Garota Não, com o seu novo disco “Ferry Gold”, a peça “Desconfortável”, de Diana Nicolau, o concerto de homenagem a Carlos Paredes “O Homem dos Mil Dedos” e a ópera de câmara contemporânea “Dois Dias Para Além do Tempo”, da Terceira Pessoa.

O Ponto de Guitarra tem a sua nona edição e, com um programa rico, também homenageia Carlos Paredes, no ano do seu centenário.

Em parceria com a Cultura Adentro – Associal Juvenil, são apresentados três projetos: a primeira edição do Poetry Slam Vila Real, a segunda edição do Sons a Norte, que desafia diferentes artistas a juntarem-se em palco, e a quarta edição da iniciativa Comédia Adentro, com stand up comedy.

Conversas de Bastidores, espetáculos infanto-juvenis e cinema completam um programa diversificado e original.

Uma nota final, precisamente na área do cinema, para o filme “As meninas Exemplares”, do cineasta João Botelho, com sessões para escolas e para o público em geral. A exibição do filme é acompanhada de uma exposição de gravuras de Paula Rego, artista cuja obra inspira o filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique vai assinar primeira Convenção da ONU contra Crimes Cibernéticos em outubro

Moçambique vai assinar primeira Convenção da ONU contra Crimes Cibernéticos em outubro

Moçambique vai assinar, em outubro, em Hanói, a primeira Convenção das Nações Unidas contra Crimes Cibernéticos, um instrumento que reforça…
Brasil: Trump impõe novas sanções a familiares de Alexandre de Moraes e cancela vistos a autoridades do país

Brasil: Trump impõe novas sanções a familiares de Alexandre de Moraes e cancela vistos a autoridades do país

A administração norte-americana aplicou sanções a Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil,…
Cabo Verde reitera reconhecimento ao Estado da Palestina

Cabo Verde reitera reconhecimento ao Estado da Palestina

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, lembrou que o país reconhece desde 1988 o Estado da…
Europa quer construir “muro contra drones” no flanco oriental

Europa quer construir “muro contra drones” no flanco oriental

A União Europeia estuda criar um “muro de proteção contra drones” ao longo da sua fronteira oriental, depois de drones…