Um grupo de investigadores do Museu Nacional de História Natural Smithsonian e da Academia de Ciência e Tecnologia do Vietname descobriu uma nova espécie de cobra no norte do Vietname que é iridescente e brilhante e que tem escamas que mudam de verde para azul.
Um dos investigadores, Aryeh Miller, referiu que “Foi um momento realmente emocionante” quando a cobra foi descoberta e que esta era tão diferente que não foi imediatamente identificado como uma cobra.
O animal foi encontrado na província de Ha Giang, no norte do Vietname e é um espécime sem fotorreceptores de luz forte nos seus olhos, o que significa que geralmente fica no subsolo ou sob as folhas. Estes tipos de cobras são especialmente difíceis de encontrar, uma vez que passam a maior parte das suas vidas sob a superfície.
A cobra iridescente encontrada foi posteriormente identificada como um membro do raro género Achalinus. Estes répteis são também chamados de “cobras com escamas ímpares” devido às suas escamas, que se espalham em vez de se sobreporem umas às outras. Até esta descoberta, havia apenas 13 espécies conhecidas dentro do género, seis das quais são do Vietname.
A cobra recém-descoberta recebeu o nome Achalinus zugorum em homenagem ao curador de répteis e anfíbios do Smithsonian, George Zug, e à sua esposa, Patricia Zug.