Um grupo de investigadores internacional lançou um jogo, Hexed, para estudarem como cérebro humano entende o pensamento estratégico e, talvez, conseguirem melhorar o raciocínio da inteligência artificial.
O jogo de quebra-cabeça foi lançado este mês através da App Store da Apple e Google Play pelo neurocientista Gautam Agarwal e colegas da Universidade da Califórnia, Berkeley, e do Centro Champalimaud, em Lisboa, Portugal.
As pessoas que descarregarem a aplicação “enfrentarão um jogo mais desafiador do que a maioria dos jogos para telefone, que pode ser jogado sem pensar enquanto passa o tempo ou assiste TV” segundo os investigadores.
O maior desafio do jogo é que as pessoas têm de descobrir como ganhar sem qualquer instrução, ou seja, têm de descobrir as regras na hora. Ao não fornecer uma narrativa sobre as regras ou objetivos, a equipe de Agarwal procurou fazer com que a experiência humana do jogo se parecesse com a forma como a inteligência artificial (IA) poderia abordá-la, que é às cegas, procurando apenas padrões que maximizem o número de pontos ganhos.
Desta forma, os investigadores podem comparar mais diretamente as estratégias humanas com aquelas usadas pelas redes neurais de última geração no coração da IA de hoje e talvez fornecer uma referência de como a IA mede até a inteligência mais flexível dos humanos .