Aumenta número de casos de chikungunya nas Américas em 2026

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico após registar um aumento contínuo de casos de chikungunya nas Américas no início de 2026, seguindo a tendência de crescimento observada desde o final do ano passado.

Segundo a agência, a presença do mosquito Aedes aegypti — transmissor também da dengue e do zika — aliada a fatores ambientais como temperaturas elevadas, tem favorecido a propagação da doença.

Países que não registavam circulação do vírus há vários anos, como Guiana, Guiana Francesa e Suriname, voltaram a reportar transmissão local após cerca de uma década sem casos.

Entre 1.º de janeiro e 10 de dezembro de 2025 foram registados globalmente 502.264 casos de chikungunya, incluindo 208.335 confirmados e 186 mortes, em 41 países e territórios. Nas Américas, contabilizaram-se 313.132 notificações, 113.926 confirmações e 170 mortes.

A Opas recomenda o reforço da vigilância epidemiológica e laboratorial, o adequado manejo clínico — com atenção especial a grávidas, bebés, idosos e pessoas com doenças pré-existentes — e a intensificação do controlo do vetor, nomeadamente através da eliminação de criadouros.

A população é incentivada a adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelente, redes mosquiteiras e vestuário que cubra braços e pernas, além de eliminar recipientes com água parada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE responde a ameaça tarifária de Trump e defende acordo comercial

Ursula von der Leyen afirmou que a União...

0

IA iguala e até supera médicos em decisões clínicas, mas especialistas pedem cautela na aplicação

Um estudo da Harvard Medical School e do...

0

Brasil: Lula viaja aos EUA para possível encontro com Donald Trump na Casa Branca

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva...

0