Um novo estudo publicado na revista Menopause indica que as mulheres tendem a experimentar menos raiva e hostilidade à medida que envelhecem e atravessam a menopausa. A investigação, que acompanhou mais de 500 mulheres entre os 35 e os 55 anos, sugere que a transição reprodutiva está associada a uma melhoria na regulação emocional, com quedas significativas em traços como reações explosivas e comportamento hostil.
Os investigadores analisaram os efeitos da idade cronológica e dos estágios do envelhecimento reprodutivo nos níveis de raiva e concluíram que ambos os factores influenciam uma redução desses sentimentos. Apenas a raiva reprimida permaneceu estável ao longo do tempo. Segundo os autores, estas descobertas podem sinalizar um efeito positivo da meia-idade na saúde mental feminina.
Embora os efeitos emocionais da menopausa sejam muitas vezes associados à depressão, esta pesquisa chama a atenção para uma vertente menos discutida: a diminuição da propensão à raiva. Estudos anteriores já tinham ligado altos níveis de raiva em mulheres a problemas cardiovasculares e depressão durante a meia-idade, mas esta nova análise mostra uma trajetória mais optimista após os 50 anos.